terça-feira, 26 de julho de 2011

O SURGIMENTO DA MODA

Eu sempre me perguntei como é que essa coisa toda de mudança de tendências tinham começado e, quando descobrir, nas minhas aulas de História da Moda, com Carol Barreto, fiquei com vontade de contar pra vocês..

Lá pelo fim da Idade Média, quando a burguesia já começava a ter um dinheirinho extra, sempre que alguémda nobreza aparecia para um passeio público, ou uma missa, mais importante, as madames ficavam de olho no que essas "bem nascidas" estavam usando e, depois, mandavam suas costureiras particulares copiarem tudo. Como a gente pode imaginar, as "copiadas" ficavam bravas e tratavam logo de inventar um novo jeito de amarrar o lenço, ou achar um tecido diferenciado para a saia, uma bolsa que ninguém tinha igual e por aí vai... Aí que surgiu o conceito de "estar na moda", interessante, né?

Porque essa nobreza continua: seja nos anônimos das fotografias de moda de rua, seja nas celebridades de Hollywood ou da televisão, a moda sempre parte de uma admiração, seguida da vontade de ser igual à todos, e não há mal nenhum nisso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário